Pular para o conteúdo principal

Da Tristeza à Paz


Aleluia! Como é bom cantar louvores ao nosso Deus! Como é agradável e próprio louvá-Lo! Salmo 147:1, NVI

Durante um ano inteiro, estudei psicologia hospitalar no hospital universitário da cidade de João Pessoa, no estado brasileiro da Paraíba. Tive impressionantes experiências positivas para a minha vida, a despeito do fato de que tratávamos pacientes crônica ou terminalmente doentes. Era um ambiente em que “respirávamos” a batalha constante pela vida e a iminência da morte.

Entre os pacientes de quem eu cuidava, havia uma mulher com câncer no estômago em estágio avançado; não havia a possibilidade de cirurgia. Ela estava só esperando que a vida acabasse. Consequentemente, sua aparência era triste e seu aspecto, amarelado. Mesmo quando era medicada, mal podia falar por causa da dor intensa no corpo todo. Ainda assim, demonstrava autêntico louvor a Deus, do fundo do coração e da alma.

Durante a visita diária, notei que sua maior insatisfação era não poder cantar. Seus parentes lhe haviam informado que cantar faria com que sua condição de saúde piorasse. Essa informação não era lógica, e depois que eu lhe disse que ela podia cantar, pouco a pouco os gemidos de dor foram substituídos pelos cânticos de louvor a Deus. Isso trouxe alegria a todos.

Lamentavelmente, embora parecesse melhorar por algum tempo, ela faleceu. Todavia, uma história que ouvi de outra paciente me animou muito acerca do louvor que havia sido entoado por essa mulher sofredora. Ela havia demonstrado e vivido a certeza da presença de Cristo, enquanto andava “por um vale de trevas e morte” (Salmo 23:4, NVI). A paciente me disse: “Ela morreu sussurrando um hino e com um leve sorriso; parecia ter adormecido.”

Ao ler esta página, lembre-se de que, acima de tudo, você é criação de Deus. Talvez esteja passando por uma fase difícil, ou um momento escuro e turbulento venha a surgir. Lembre-se sempre: é só uma fase, um momento fugaz, embora pareça longo. O que é importante é decidir apresentar um cântico de louvor a Deus ao longo da vida toda. Então, quando a dor se apresentar, sua vida será uma canção, resultando na certeza de que você é filha de um Pai amoroso. Afinal de contas, “o coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos” (Provérbios 17:22, NVI).

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq