Pular para o conteúdo principal

“para que Deus nos abra a porta da palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo...” col. 4.3

Quando você escuta a palavra “mistério”, qual a primeira coisa que vêm a sua mente... geralmente pensamos em algo que é desconhecido, inconcebível, agente diz que não sabe portanto é um mistério. ao lermos a Bíblia precisamos ter a sensibilidade para entender que:

#1- as nossas definições relacionadas a palavras chaves (neste caso “mistério”) muitas vezes não contém o mesmo significado que o autor tinha em mente.

#2- a bíblia não caiu do céu pronta, mas foi inspirada por Deus e escrita por seres humanos que viviam em uma realidade e em uma cultura particular que de uma maneira ou outra influenciava as palavras e termos usados para descrever princípios que se mantém vivos até hoje.

A bíblia fala sobre muitos mistérios... do reino de Deus (marcos 4.11); de Cristo (romanos 16.25); da vontade de Deus (efésios 1.9); e muitos outros.

Se aplicarmos o nosso conceito de mistério nossa conlcusão será: mistério é algo que não posso entender portanto vamos deixar esta parte de lado e vamos continuar estudando outros temas. que grande parte da encarnação de Cristo é algo que não podemos entender é óbvio, mas isto é somente meia verdade... a bíblia não está preocupada em explicar como as coisas funcionam em detalhes biológicos ou físicos. no começo da Bíblia no livro de gênesis não encontramos fórmulas químicas e físicas que nos explicam exatamente como algo surgiu do nada ou o dna de adão ou porquê o céu é azul e qual era o tamanho do abismo. o autor de gênesis está preocupado em descrever quem Deus é, em contraste com outros deuses da época.

Voltando aos mistérios, se o objetivo de Deus fosse explicar como a encarnação de Cristo ocorreu em detalhes Ele teria revelado todas as fórmulas na Bíblia – mas não é isto que encontramos na Bíblia portanto temos que estudar e entender o que de fato está na Bíblia. o foco não está em como funciona a encarnação mas que a encarnação ocorreu e ponto. mistério para os escritores bíblicos está relacionado ás religiões de mistério da época. assim como hoje existem várias destas ainda como a maçonaria dentre outras... o princípio por detrás destas religiões é simples - existe um mistério que é revelado somente para aqueles que fazem parte do grupo seleto de seguidores, é revelado para aqueles que são iniciados. estas religiões datam até o império greco-romano e os escritores bíblicos sabendo desta realidade usam esta mesma terminologia para explicar as verdades que Deus havia revelado a eles MAS com uma grande diferença. vamos enumerar as semelhanças entre as religiões de mistério e o cristianismo:

#1 – ambas contém mistérios.

#2 – em ambas existem mistérios que são revelados.

A diferença está no que o indivíduo fazia com a revelação recebida. Nas religiões de mistério o mistério permanecia entre eles, oculto, mas para os cristãos o mistério deveria ser levado a todos, não deveria ser oculto mas exposto.

Na maioria dos textos que falam de mistério nós encontramos uma revelação de Deus. no lugar de ficarem guardados entre 4 paredes estes mistérios devem ser espalhados para que todos sejam “iniciados” na doutrina de Cristo e assim o mundo inteiro O conheceria. mistério na bíblia é uma mensagem que quando eu venho a conhecer tenho a obrigação de espalhar. veja como este termo “mistério” é usado em 3 momentos no novo testamento:

* marcos 4.11 – “a vós vos é dado saber os mistérios do Reino de Deus”

*1 coríntios 2.7 – “mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória”

* romanos 16.25,26 – “àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto, mas que se manifestou agora e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé”

O último texto é o meu favorito. aqui fica claro o propósito de Deus relacionado aos mistérios da Bíblia. os mistérios de Deus foram revelados, não como funciona, mas a realidade deles, destinado a todas as nações.

Nosso Deus é um Deus que toma coisas normais do nosso dia a dia e as transforma em algo que Ele possa usar para que Ele se revele a nós. mistérios nos tempos dos apóstolos era algo oculto, em Cristo o mistério deve ser revelado para todas as nações... a diferença está no que o indivíduo fazia com esta revelação.

Agora que você sabe o mistério por detrás do mistério, o que você vai fazer... ficar quieto e tornar seu conhecimento em algo oculto só para você e seus conhecidos como uma verdadeira religião de mistério ou você vai responder ao chamado e levar estes mistérios a todas as nações...

 Leia mais artigos deste autor

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq