Pular para o conteúdo principal

O que música tem a ver com a Morte?

Não fomos criados para morrer. A morte não foi criada por Deus, a morte é uma intrusa, dentro no universo. Mas preste atenção no que eu vou te dizer: A palavra de Deus diz que a morte está com os dias contados. Isso mesmo que você ouviu! A morte terá um fim.




Apocalipse 21:4 diz: “E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas”.



Não é maravilhoso ouvir o Doador da Vida, dizer que um dia não haverá mais Morte? Mas o que é a Morte?



Para entender o que é Morte você precisa entender o que é Vida.



Gênesis 2:7 diz: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente”.



A Bíblia diz que nós fomos feitos do pó da terra. A mesma proporção de água que existe na terra também existe no nosso corpo aproximadamente 70%. E também semelhante á água do mar, as nossas lágrimas e o nosso suor são salgados. E todos os elementos minerais e químicos que encontramos no corpo humano encontramos também na terra. Quero citar apenas alguns: oxigênio, carbono, hidrogênio , nitrogênio, cálcio, potássio, enxofre, sódio, magnésio, ferro… fósforo.



Cada elemento tem uma função, o fósforo é importante para o bom funcionamento do cérebro, e é até comum se dizer: “a sua memória está fraca, você está precisando de fósforo!”, segundo os especialistas, por que o fósforo é um ativador das funções cerebrais.



Mas veja, o texto diz que Deus soprou. E soprou o quê? O fôlego de vida, só Deus pode dar Vida, porque Ele é Fonte da Vida, só Ele é Doador e Mantenedor da Vida. Lucas que foi um médico, é o escritor do evangelho de Lucas e também do livro de Atos. Veja o que o Dr. Lucas nos diz no livro de Atos 17:28 “Porque nEle vivemos, e nos movemos e existimos…”



A Bíblia diz que Deus soprou o Fôlego de Vida no boneco de barro e o boneco de barro foi feito alma vivente . A Bíblia diz que o Homem passou a Ser uma Alma e não que passou a Ter uma Alma . Então você não Tem uma Alma, você É uma Alma.



Talvez isso que você está ouvindo seja uma surpresa, e talvez você até esteja um pouco confuso, mas para facilitar a compreensão eu quero ilustrar.



A flauta é um instrumento de sopro. Bem, se eu pegar este instrumento e soprar o som que vai sair é o que chamamos de música!


Bem a Pergunta que eu quero fazer é para onde foi a música no instante que eu parei de tocar? Ela foi parar em algum lugar? Ou ela simplesmente desapareceu? Deixou de existir?



A música simplesmente deixou de existir!

Mas para que exista música da flauta, você precisa ter três coisas:

1º) O Instrumento
2º) O Músico
3º) O Fôlego

Comparando a música com a Vida. Então podemos dizer que:

O Instrumento é você, o Músico é Deus. Assim como para existir a música são necessárias três partes. O Instrumento, o músico e o fôlego do músico. Para que exista vida, para que você seja um ser vivente, você precisa de Deus. O fôlego que existe em você é procedência de Deus, o fôlego de vida provém de Deus. Dentro de cada ser vivo existe o fôlego de vida que provém de Deus.

Bem então o que é morte? O que acontece com a alma no momento em que a pessoa morre?

A morte nada mais é do que o processo contrário da criação. Você se lembra?

Na criação havia o boneco de barro, ou o corpo, ou a matéria. Mas não era um ser vivente. Não tinha vida. Deus então soprou no ser humano o fôlego de vida. Concedeu ao ser humano, aquilo que só Deus pode dar: Vida, fôlego de vida, energia vital. E o ser humano passou a ser uma Alma Vivente.

Então o que acontece na morte? Na morte quando o corpo por algum motivo (Doença, acidente, desastre) sofre um dano físico, e não pode mais ser um instrumento em condições de abrigar o fôlego de vida, simplesmente, o fôlego de vida volta para Deus.

No momento em que alguém morre, o ar continua existindo, mas o Fôlego de Vida voltou para o Doador da Vida e é isto que a Bíblia fala em Eclesiastes 12:7 “E o pó volte e terra, como era, e o espírito volte a Deus, que o deu”.

Você viu como a Bíblia esclarece? A Bíblia diz que, quando alguém morre o corpo volta para a terra e o espírito volta para Deus.

O que volta para Deus não é a Alma, mas o fôlego de vida ou a energia vital de Deus, também chamado aqui de espírito.

Bem então o que acontece com a Alma?

Veja o que a Bíblia diz em Ezequiel 18:20 “A alma que pecar essa morrerá”. Isso mesmo que você ouviu. A alma morre. No mesmo instante em que a pessoa morre, a alma também morre. Porque? Porque a alma é a pessoa, é o corpo com a vida.

Sim, a Bíblia não diz que a alma é imortal. Pelo contrário a Bíblia diz que a Alma que pecar essa morrerá. E como todos nós já nascemos pecadores, com a tendência para o pecado. Todos nós somos mortais. Almas mortais.

E digo mais! A Bíblia veja só o que Está Escrito na primeira carta de Paulo a Timóteo 6:16 “Aquele que tem, ele só a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu, nem pode ver, a qual seja honra e poder sempiterno. Amém”.

Quem é este que só ele tem a imortalidade? Só ele é imortal? É Deus!

Talvez isso que você está ouvindo seja uma novidade. Talvez você nunca tenha ouvido falar nos falar que a alma é mortal, que ela morre, mas está é a mais pura verdade. No livro de Eclesiastes no capítulo 9 versos 5 e 6 diz o seguinte: “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco têm eles recompensa, mas a sua memória jaz no esquecimento. Até o seu amor, o seu ódio e a sua inveja já pereceram, e já não tem parte alguma neste século, em coisa alguma que se faz debaixo do sol”.

A Bíblia diz com muita clareza que os mortos não sabem de coisa alguma. Eles não estão vendo, nem ouvindo, muito menos sentindo alguma coisa. A morte em diversas outras passagens é comparada a um sono profundo, a um sono sem sonhos.

Veja o que Paulo diz em sua primeira carta aos Tessalonicenses 4:13 em diante “Não quero, porém irmãos, que sejais ignorantes a respeito dos que dormem, para que não vos entristeçais, como os demais que não tem esperança. Porque se cremos que Cristo morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com Ele. Digo isto, que pela palavra do Senhor; que nós os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com a voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós os vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar com o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. Portanto consolai-vos uns aos outros com estas palavras”.

A ressurreição ocorrerá quando Jesus voltar. Até então todas pessoas que morreram permanecem em suas sepulturas.

Procure no dicionário a palavra “cemitério”, e veja só o que você vai encontrar, no Aurélio, do grego Koemetériun, ou “Dormitório”, “lugar onde se enterram ou guardam os mortos”.

Assim como Cristo trouxe á vida o seu amigo Lázaro que estava morto já há quatro dias, ele prometeu que na sua Segunda Vinda ele irá ressuscitar todos os que nEle creram. Paulo ao comentar este assunto na sua 1ª carta de Coríntios 15:51 a 56 disse o seguinte: “Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados. Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta, porque a trombeta soará e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que o que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade. E quando o que é corruptível se tornar incorruptível e o que é mortal se tornar imortal então se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está ó morte o teu poder de destruir?”

Não é maravilhoso saber que um dia a morte terá um fim?
Não é maravilhoso saber que um dia poderemos rever nossos familiares, nossos amigos, que dormem o sono profundo e sem sonhos da morte? E mesmo para aqueles que estão desenganados a ressurreição é uma mensagem de Esperança. Este reencontro será emocionante! Mas agora não mais com um corpo que envelhece, adoece, deformado pelos anos ou pela doença. Se você tem alguém que dorme o sono profundo da morte. A promessa bíblica da Ressurreição é uma mensagem de Esperança.



Mais sobre este assunto no curso “O Espiritismo” em www.bibliaonline.net/cursos

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq