Pular para o conteúdo principal

Lições da Bíblia - Superar

A Bíblia mostra que os seres humanos não são como os animais. Demonstramos uma completa gama de emoções: tristeza pelo falecimento de um ente querido, culpa ao contemplarmos algo que não deveríamos ter feito mas fizemos, alegria em um nascimento, lágrimas em face de uma perda, ansiedade diante de incertezas, inveja quando pensamos que não estamos obtendo o que desejamos e ira ao enfrentarmos diferentes desafios e problemas. Essas emoções nos circundam, todos os dias, em várias situações.
Jesus demonstrou uma vasta gama de emoções. Ficou surpreso quando Seus pais não compreenderam o fato de Ele estar falando com os anciãos no templo quando tinha 12 anos. Teve pena de Judas, que O traiu. Demonstrou ira contra os cambistas no Templo e Se compadeceu da mulher junto ao poço. Impediu um vexame numa festa de casamento, ao transformar água em vinho. Mostrou felicidade ao curar a sogra de Pedro e ressuscitar o filho da viúva. Demonstrou preocupação quando acalmou a tempestade e exibiu Seu senso de humor ao instruir os discípulos a lançarem suas redes em pleno dia, quando os peixes ficavam longe da luz do Sol. Também foi compassivo quando os discípulos quiseram mandar as crianças embora e quando alimentou mais de cinco mil pessoas, em vez de despedi-las, como os discípulos sugeriram. E ficou triste junto à tumba de Lázaro.

Para mim, a maior emoção registrada na Bíblia é a do choro de Jesus. Parece que não foi apenas uma lágrima silenciosa despercebida por todos, mas um choro alto e aberto. Os judeus notaram isso, dizendo: “Vejam como Ele o amava!” (verso 36).

Então, como lidamos com nossas emoções? Há algo errado em rir ou chorar? O que a Bíblia tem a dizer sobre as emoções humanas? Que Deus nos ajude a compreender e a lidar com nossas emoções ao seguirmos em frente na vida.

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq