Pular para o conteúdo principal

Superar

Deus – sempre presente e capaz (Sl 46:1-3). Resiliência é a capacidade de encontrar forças e a determinação de vencer a adversidade, o trauma, a tragédia, as situações infelizes e a dor de ser magoado, sem ser negativamente afetado. Uma pessoa resiliente muitas vezes sai de uma situação ruim mais forte do que quando entra nela. Com Deus podemos enfrentar os momentos difíceis e permanecer “inteiros”, apesar das emoções negativas. “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade” (Sl 46:1) – esse é o lema do cristão resiliente.


Fatores estressantes, dor e desapontamento (Jó 19:25; 2Co 11:23-28). Seria incorreto dar a impressão de que as pessoas resilientes são imunes a estresse, dor, desapontamentos e tribulações. Jó é citado como alguém que tinha tudo que um homem pudesse desejar: boa família, riqueza suficiente para satisfazer suas necessidades, servos, casas e terras. Além do mais, ele servia ao Senhor.

Quem imaginava que Jó poderia chegar à depressão emocional à qual chegou quando perdeu tudo? E pior: como ele manteria sua fé em meio àquela terrível situação, se seus amigos e sua esposa o repreendiam? Entretanto, ele compreendia que seu Redentor estava vivo e o livraria. Apesar de sua reação inicial, sua resposta durante aqueles momentos difíceis deram autenticidade a sua força espiritual e total dependência de Deus.

O apóstolo Paulo sofreu perseguições, espancamentos e provações, mas permaneceu firme ao Deus que aprendeu a servir, até o ponto de tornar-se um mártir por Ele.

Mulheres que mostraram resiliência (Rt 1; Et 2; Mc 5:25-29). A determinação de Rute ficou evidente quando ela decidiu voltar para casa com sua sogra e depois realizar um trabalho servil (coletar restos de trigo nos campos), a fim de que ambas pudessem sobreviver. Ester salvou toda a sua nação porque foi resoluta em ir até o rei para pleitear sua causa, decidindo: “Se perecer, pereci”. A mulher com fluxo de sangue deve ter precisado de muita coragem para se aproximar de Jesus em busca de cura após ter gasto as economias de toda uma vida com médicos que não a ajudaram. A mesma força espiritual está à disposição hoje para aqueles que estão enfrentando dificuldades e estão doentes e desanimados.

As emoções de Jesus (Jo 11:35). Nosso maior exemplo de resiliência é Cristo. Seus sentimentos e emoções foram registrados em várias circunstâncias. Quando Ele curou o homem com a mão ressequida, alguns quiseram acusá-Lo de pecado, mas Ele olhou para Eles “profundamente entristecido” e perguntou: “O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar a vida ou matar?” (Mc 3:4-6). Quando Seu amigo Lázaro morreu, Jesus chorou, ou, como foi eloquentemente declarado por um nervoso garotinho ao repetir João 11:35 num programa de 13o sábado: “Deus chorou”.

Ao longo de Sua traição, abandono pelos discípulos e julgamento injusto, Jesus sentiu a dor da solidão, rejeição e sofrimento físico, mas conservou Sua compostura porque sabia que podia enfrentar qualquer situação enquanto permanecesse ligado a Seu Pai. Ele sempre estava no controle de Suas emoções, pois confiava no Pai celestial. Isaías 53:3 diz que Ele era um homem de dores e familiarizado com o sofrimento. Nós também enfrentaremos desafios. Algumas dessas situações evocarão várias emoções dentro de nós. O que podemos aprender de Jesus, contudo, é que mesmo em meio a circunstâncias desagradáveis, também podemos permanecer no controle de nós mesmos.

Resiliência – disponível a todos (Êx 2:11-13; 2Sm 11; Sl 51; Mt 26:69-75; Dn 3). Há muitos personagens bíblicos que venceram emoções que destruíram a vida de outras pessoas. Moisés venceu a ira e a repulsa pelo fato de seu povo ser maltratado. Sua ira o levou a cometer um assassinato, mas ele se tornou um grande líder em Israel. Davi cometeu adultério e, quando soube que a mulher estava grávida dele, mandou matar seu marido. Apesar disso, ele foi a Deus em busca de perdão e escreveu as famosas palavras do Salmo 51. Pedro negou a Jesus. Sadraque, Mesaque e Abedenego foram punidos por sua obediência a Deus. O endemoninhado compreendeu que Jesus era a resposta (Mc 5:1-9).

“Neste mundo vocês terão aflições” (Jo 16:33), mas podemos vencer. Podemos ser resilientes por causa de nossa confiança em Deus e dependência dEle. “Aguardar pacientemente com esperança quando nos achamos rodeados de nuvens e tudo parece escuro requer fé e submissão que fazem com que nossa vontade seja absorvida pela vontade de Deus. Ficamos muito facilmente desanimados, e clamamos ansiosamente para que seja removida de nós a provação, quando, na verdade, devemos pedir paciência para resistir e graça para vencer” (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 1, p. 310).

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq