Pular para o conteúdo principal

Feliz 2011

A saudação “Feliz Ano Novo!” tornou-se, para muitos, um chavão, repetido maquinalmente sem a menor lembrança de seu significado (da mesma forma como muitos cantam as estrofes de belos e inspiradores hinos familiares).


Contudo, repetida indiferente ou calorosamente, sincera ou insincera-mente, a saudação “Feliz Ano Novo!” revela sentimentos dignos e é altamente adequada ao começo de qualquer novo ano.

“Feliz Ano Novo” era o título da mensagem de Eilen White em The Youth’s instructor de 5 de janeiro de 1881, hã cem anos, portanto. A mensagem dizia: “Nesta bela manhã de primeiro de janeiro de 1881, saúdo as crianças e jovens de Instructor com um Feliz Ano Novo. O ano velho, 1880, com seus fardos de recordações, passou e o novo ano, com suas perspectivas, esperanças e atividades se inicia.”

O tema da mensagem da senhora White era que o ano pode ser um bem, caso você se entregue completamente a Cristo, convide os Santos anjos a dirigi-lo na senda da justiça e “deixe a sua luz brilhar” sobre os outros. Para ilustrar a importância da escolha do caminho de Deus na busca da verdadeira felicidade, ela citou a história de um homem idoso que, no final do ano, olhava através da janela.

Acima ele via o céu azul e o brilho das estrelas e abaixo, o frio, a terra coberta de neve. Em estado de profunda depressão, “ele via o túmulo aberto diante de si, e, atrás, pecados e tristezas de uma vida desperdiçada. Ele havia trilhado o caminho de sua própria escolha em busca da felicidade e não a encontrara. Corpo abatido, sua alma enchia-se de remorso.

“Os dias de sua juventude voltavam-lhe à mente como espectros reprovadores, e ele viu-se novamente numa encruzilhada — um caminho levava a um lar de paz; o outro à escuridão e desespero. Ele viu, sentiu o terrível engano cometido na escolha de negros caminhos, e seguiu a orientação de Satanás, quando os anjos de Deus estavam aguardando ansiosos para lhe mostrar o caminho da luz. A vida fora-lhe um fracasso. Atingido por aflições e desapontamentos, ele clamou em agonia: “Oh! meu Pai, permite-me voltar aos dias de minha juventude! Coloca diante de mim, outra vez, os dois caminhos, a fim de que eu possa escolher o caminho da luz.”

“Mas não houve a resposta do Pai e ele não retornou aos dias de sua juventude. Ele se lembrou dos amigos que haviam escolhido melhor caminho, e desejou tê-los acompanhado. Preferiu ter morrido na infância a ter vivido de modo desperdiçado. Com amargo remorso e lágrimas que cegavam-lhe os olhos, curvou a cabeça e clamou novamente: ‘Oh! que voltem os dias de minha juventude! Oh! que isso ocorra pelo toque da mão do anjo protetor que uma vez me foi dado para conduzir-me ao caminho da paz e da santidade’.

“E sua juventude voltou, pois tudo o que ele tinha visto, dito e sentido era apenas a visão profética de alguém que era ainda jovem em idade, porém, havia rapidamente crescido em pecado. Em uma hora de tristeza e aborrecimento com o mundo, ele tinha visto, por antecipação, o remorso e desapontamento a que ele se precipitara afastando-se de Deus; e ele despertou com alegria para descobrir que ainda lhe restava tempo para escolher o caminho da paz, da felicidade, do Céu.”

Ellen White estimula, então, seus leitores a “escolher o caminho da justiça” no começo do novo ano e a irem “avante, dirigidos pelos anjos celestiais; sejam corajosos; empreendedores; deixem a luz brilhar.”

Mensagem Ainda Apropriada

Embora escrita há cem anos e destinada basicamente aos jovens, a mensagem da senhora White é apropriada atualmente para pessoas de todas as idades. Que extraordinário privilégio estar vivo! Milhões de pessoas morreram no ano que passou; terminou, para elas, o tempo da graça; o que delas se encontra nos livros celestiais não pode ser alterado. Mas nós aqui estamos, no alvorecer de um novo ano, com a oportunidade de fazer escolhas corretas, tendo o privilégio de pedir a Cristo para cobrir nossa vida — passada e presente — com Sua perfeita justiça. Podemos permanecer em pé diante de Deus como se nunca houvéssemos pecado. Além disso, podemos render nosso coração e faculdades a Jesus para que Ele viva em nós inteiramente pelo Seu Espírito, orientando nossa decisão, purificando nossos motivos, controlando nossos pensamentos e tomando-nos cristãos amorosos e amoráveis.

Se 1981 for como outros anos, trará provações, pesares e desapontamentos, mas também alegrias e vitórias. Mas, se abrirmos o coração a Jesus, sem reservas, não seremos abatidos. Seguiremos avante com coragem.

Concluímos este artigo da maneira como a senhora White encerrou o seu, há cem anos: “Possam as palavras da inspiração ser aplicáveis a você. — ‘Jovens, eu vos escrevo, porque tendes vencido o maligno.’ I S. João 2:13. Ouça a palavra do grande apóstolo, ecoando através dos séculos. ‘Portai-vos varonilmente, fortalecei-vos.’ I Cor. 16:13. Os que se encontram na luta contra a falsidade e o pecado, são achados verdadeiros e nobres. São homens que batalharão até o fim sem capitular. Concluo dese jando-lhes Feliz Ano Novo.”



Kenneth H . Wood



Review and Herald

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq