Pular para o conteúdo principal
Deus Cuida de Mim







E será que, antes que clamem, Eu responderei; estando eles ainda falando, Eu os ouvirei. Isaías 65:24.

Era o dia 18 de agosto de 1976, e me encontrava a caminho entre Seul, Coreia do Sul, e nossa pequena vila de Sanjuri. Meu esposo estava estacionado em Camp Pelham, pertinho de Panmunjom, a Zona Desmilitarizada que separa a Coreia do Norte e a Coreia do Sul. Na embaixada dos Estados Unidos, eu recebera um passaporte para nosso filho de 2 meses de idade e nossa filha de 4 anos.

Antes de sair do trem, pude sentir tensão no ar. Como eu não entendia o idioma, andei apressadamente a curta distância até nossa casa. Chegando lá, soube que dois recrutas americanos, que estiveram num destacamento, tinham sido brutalmente mortos a machadadas por soldados norte-coreanos na Zona Desmilitarizada. As Forças Armadas dos Estados Unidos ao redor do mundo foram colocadas em alerta máximo. Várias perguntas começaram a circular. Os Estados Unidos e a Coreia do Norte entrariam em guerra? Haveria tempo suficiente para a evacuação dos civis? Veríamos nossos queridos novamente? Prevaleceriam as negociações?

Foi decretado toque de recolher, do pôr-do-sol ao amanhecer, e desligada a energia das vilas durante a noite. Que sensação sinistra!

Oramos ao Senhor pedindo segurança e pedimos que se fizesse a Sua vontade. Na manhã seguinte, meu esposo nos colocou num trem para Seul, a fim de ficarmos no centro militar da nossa igreja. Ele disse: “Yvonne, se eu não a vir outra vez, cuide de si e das crianças.” Lá no centro, tive o privilégio de conversar com outras famílias da igreja. Sabíamos que, se fosse decretada a evacuação, estaríamos perto do aeroporto.

No dia 21 de agosto, a tensão começou a ceder. A Operação Paul Bunyan descreve o incidente como segue: “O governo norte-coreano fez com que uma árvore em Panmunjom se tornasse símbolo de brutalidade e opressão. Por três dias, ela permaneceu como um desafio aos homens livres do mundo todo. [...] Um grupo de homens livres se ergueu e a derrubou.” Que alívio!

Foi possível voltar a Sanjuri mais uma vez. Por meio dessa experiência, aprendi que o Senhor – não simplesmente um grupo de homens livres – respondera às nossas orações. Minha família foi poupada e uma nação inteira ainda desfruta liberdade.


Yvonne Donatto

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda...

Lições espirituais da natureza

Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. Romanos 8:22 Quando Deus criou Adão e Eva, não lhes deu um palácio para morar, mas um belo jardim, para que o santo par fosse parte integrante da natureza e pudesse apreciar de perto as maravilhosas obras de Deus e seu coração se voltasse continuamente para o Grande Artista. Essa integração entre o ser humano, as plantas e os animais era perfeita e harmoniosa até o dia em que o pecado entrou em nosso planeta e estragou tudo. A partir de então surgiram os espinhos e cardos. Dentes e garras passaram a fazer parte do mundo animal, e apareceram pragas que nos molestam até hoje. (Às vezes me pergunto por que é que Noé não deu uma chinelada naquele casal de mosquitos que entrou na arca.) Por causa de uma desobediência aparentemente pequena e inconsequente, “toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora”. Apesar de tudo, a natureza, que o pecado e o homem ainda não conseguiram de...

Paz ao coração

Um carrossel de ansiedade, angustia e desespero desnecessários invadiram meus pensamentos nos últimos meses, mas especificamente no ultimo mês.  Projetos profissionais, correria de compromissos sociais, desafios domésticos e um rio de problemas acontecendo no mundo foram motivos que me levaram ao estresse. Bom, eu ja sabia o que era viver estressada com crises cheias de náuseas, tremedeiras, dor de cabeça e vômitos, tanto é verdade que quando engravidei nem percebi, achei que era a CRISE nervosa. O fato é que depois da perda do bebê decidi fazer tratamento com medico e psicóloga e as crises quase que zeraram, ultimamente porém venho me cobrando quanto aos ganhos financeiros em casa e tenho me revoltado  contra tudo até que finalmente Deus teve misericórdia de mim e me trouxe um sermão maravilhoso sábado na Igreja Adventista do Sétimo Dia. A igreja que procuro não citar para poder mostrar só Jesus, mas percebi que as pessoas precisam saber onde encontrei Ele - por isso e...