Pular para o conteúdo principal
Aprendendo a Confiar



Espera pelo Senhor. Salmo 27:14.


Minha família estava vivendo um certo drama, e, durante aqueles 477 dias, aprendemos o significado das palavras de Paulo em 1 Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar.” Amigos, e até desconhecidos, oravam conosco.

Meu irmão tinha um problema. Não teve a oportunidade de escolher e, ao mesmo tempo, era incapaz de resolver esse caso. Seu futuro estava nas mãos de outros, e somente o Senhor poderia intervir. Confiávamos nisso!

Todos os dias, eu telefonava para minha mãe a fim de saber notícias. Quando ficava sabendo que meu irmão estava animado e confiante, eu louvava a Deus. Mas, quando ele estava desalentado ou desesperado, minha angústia crescia a ponto de, muitas vezes, eu não ter energia sequer para realizar tarefas domésticas simples. Desde criança, eu havia sido a protetora dele. Sendo oito anos mais velha, eu o defendia de amigos quando surgiam desentendimentos. Quase sempre, meu irmão levava a pior numa situação, porque era pequeno e magrinho. Agora, entretanto, não havia nada que eu pudesse fazer.

Como é difícil aprender a viver pela fé! Confiamos em Deus quando sabemos que o remédio é eficaz e o cirurgião, competente.

Confiamos quando temos alguém a quem pedir um empréstimo, ou quando um amigo nos oferece novo emprego. Confiamos quando estudamos bastante. Mas, quando perdemos o controle da situação ou quando não há solução médica, quando os recursos financeiros se esgotam ou quando não vemos a luz no fim do túnel, sentimo-nos completamente sós e nossa fé se abala. Esquecemo-nos de que, quando estamos sós, Deus ainda está conosco. Muitas vezes não nos lembramos de que, quando nada mais podemos fazer, é Ele que intervém.

Muito obrigada, Senhor; deste-me esta oportunidade de aprender uma dependência total de Ti em tempos de relativa paz, a fim de que minha fé seja fortalecida quando vierem os dias difíceis, e eu seja capaz de sobreviver ao inesperado.

Hoje, se você também está enfrentando problemas ou situações para as quais não vê solução, espere pelo Senhor, e Ele fortalecerá seu coração. Podemos dizer com o salmista: “Em Ti, pois, confiam os que conhecem o Teu nome, porque Tu, Senhor, não desamparas os que Te buscam” (Salmo 9:10).



Sônia Maria Rigoli Santos

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq