Pular para o conteúdo principal
“A integridade compreende a consistência perceptível dos atos, valores, métodos, medidas e princípios.”1 Com base nessa definição, Robin Hood tinha integridade, porque desejava ajudar os pobres, roubava recursos dos ricos e os dava aos necessitados. Seus atos eram consistentes com seus valores. Mas será que seus atos eram cristocêntricos? Como seguidores de Cristo, devemos ter a aspiração de agir com base em Seu sistema de valores, e não nos atos de alguém como Robin Hood!




A integridade pessoal produz hormônios positivos em nosso corpo, de forma que podemos desfrutar felicidade e saúde. Mas, e se não vivermos à altura dela? Se decidirmos comprometer nossa fé e agir de maneira contrária ao que cremos? O resultado é estresse.



Nas últimas décadas, a medicina tem descoberto que várias doenças e problemas de saúde são exacerbados ou causados pelo estresse não resolvido. O Dr. Neil Nedley reuniu uma lista dessas doenças a partir da literatura médica. A lista inclui: câncer, asma, dores aleatórias, hipertensão e doenças cardiovasculares, ansiedade, acne, úlceras e refluxo gastroesofágico, psoríase, resfriados e outras infecções virais do trato respiratório superior, gripe, diabetes, tuberculose e artrite reumatóide.



Nosso alvo supremo para a boa saúde mental é ser “cheios de toda a plenitude de Deus” (Ef 3:19, NVI). Nossa integridade deve se harmonizar com a integridade de Cristo quando viveu na Terra, que é o modelo para nós. “Tudo posso nAquele que me fortalece” (Fp 4:13, NVI). Então, qual é o sistema de valores de Deus? Ele o delineou em Êxodo 20, Gálatas 5:22 e 23 e 1 João 3.

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq