Pular para o conteúdo principal
O Eclipse

Mas para vós outros que temeis o Meu nome nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas. Malaquias 4:2



No dia 29 de março de 2006, a Lua causou um eclipse total do Sol, um evento que não se repetirá por 83 anos. Aqui, na Bereia bíblica, esperávamos apreciar uma visão de 82%, não o fenômeno completo, que seria visível na Grécia, somente na minúscula ilha de Kastelorizo.

O grande dia raiou sem nada, aparentemente, que o distinguisse de qualquer outro dia. Entretanto, muito gradualmente, uma meia-luz começou a insinuar-se sobre a cidade, a atmosfera ficou notavelmente mais fresca enquanto o dia avançava, e a Lua lançou sua sombra escura entre nós e o Sol. Por volta do meio-dia, havia uma escuridão estranha, nevoenta; uma atmosfera fria e irreal; e a agitação beirou o temor enquanto as pessoas se reuniam do lado de fora, em pequenos grupos, para assistir ao fenômeno. E então acabou. A luz, com intensidade crescente, baniu as trevas, a atmosfera clareou e o Sol, novamente, refulgia num céu sem nuvens.

Muitos, entre nós, não esperam ver outro eclipse total do Sol, mas com que frequência experimentamos nossos pequenos “eclipses” pessoais na vida diária? Um dia, enquanto o Sol da Justiça está brilhando em nossa vida e nos deleitamos, felizes, no Seu cálido amor, acontece. Gradualmente a luz diminui, e uma escuridão fria se introduz em nosso coração. Olhamos para cima, para o nosso “Sol”, mas surge uma sombra entre Ele e nós, uma sombra negra e ameaçadora, e nos sentimos rejeitados, frios, desanimados, embora não entendamos o porquê.

Nessas ocasiões, é proveitoso recordar algumas verdades eternas. Primeira, essas experiências são inevitáveis e chegam para todos nós, às vezes. Não são permanentes. Elas vêm e vão. Mais importante, porém, é nos lembrarmos de que, embora Satanás imponha sua hedionda sombra entre nós e nosso Sol da justiça, apagando Seu calor e luz e esfriando nosso coração com sua maligna presença, o Sol continua lá e ainda espalha sobre nós a calidez do Seu amor, mesmo que, por algum tempo, não a sintamos. Por fim, não nos esqueçamos de que outros serão influenciados por nosso estado de espírito e conduta. Assim, quando esses dias surgirem, aguardemos paciente e alegremente até que a sombra má seja removida e, mais uma vez, desfrutemos o brilho do Seu amor.


Revel Papaioannou

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq