Pular para o conteúdo principal

DOMÍNIO PRÓPRIO É PODER

Domínio próprio “descreve a força interior pela qual um homem se controla, recusando-se a ser levado ao léu pelos desejos ou impulsos diversos”;2 refere-se à possibilidade de moldar a vida, não segundo os maus desejos de nossa natureza pecaminosa, mas conforme os desejos de Deus, que sempre são puros, benéficos e bons.3 O domínio próprio, presente nesta listagem, é produzido pelo Espírito Santo na vida do crente, capacitando-o a refrear-se de vícios e excessos4 e parece estar contrastando com as diversas obras da carne que foram anteriormente mencionadas (Gl 5:19-21) e que, claramente, demonstram a auto-indulgência – o deixar-se levar pelas paixões e desejos – que é seu antônimo.5 Ter domínio próprio significa “ter poder sobre si mesmo”.6 Sim, é quando nos rendemos para ser totalmente dominados pelo Espírito de Deus que somos mais nós mesmos do que nunca.7 Em vez de pensarmos no cristão apenas como alguém que não pode (e não deve), fazer isso e aquilo, deveríamos saber que somente o cristão é que pode fazer algumas coisas: somente ele é que tem poder para ser obediente à vontade de Deus, somente ele é que pode amar de verdade, somente ele é que pode ter a vitória sobre os desejos impuros do coração e ainda assim viver em paz e contentamento.






O cristão tem poder para não viver pecando. “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” I João 3:9. O filho de Deus é simplesmente incapaz de viver uma vida pecaminosa. Isto não significa que ele nunca mais cometerá um ato de pecado, mas que ele não vive mais constantemente, habitualmente, uma vida de pecado. Quando creu em Cristo, houve uma “transformação interior, profunda, radical;” recebeu uma nova natureza, que “exerce uma forte pressão interna em direção á santidade”.8 “Deus armou os seus filhos para a guerra contra Satanás, implantando a sua própria natureza neles... Podemos dizer, portanto, em terminologia moderna, que os genes de Deus permanecem em Seus filhos, e que pecar é contrário à natureza deles”.9 Ilustremos esta verdade comparando dois animais: o porco e o gato. O porco tem prazer em chafurdar na lama. Faz parte de sua natureza. Mas um gato jamais fará isso. É um dos animais mais limpos que conhecemos: está sempre se lambendo, se limpando. Um gato nunca terá prazer em se revolver na lama simplesmente porque não faz parte de sua natureza. Assim, um filho de Deus não terá satisfação em viver uma vida pecaminosa.


O cristão tem poder para vencer o mundo. “Não ameis o mundo nem as cousas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.” I João 2:15-17. Na Bíblia a expressão “mundo”, dependendo do contexto, pode significar “universo”, “Terra”, “humanidade”, etc. Mas neste texto se refere ao sistema pecaminoso e mau, inaugurado e chefiado por Satanás, com tentações e perversões de toda sorte, onde é incentivada a vida egoísta, carnal e ímpia e que exerce pressões psicológicas, intelectuais e até físicas para nos alienar de Deus e Seus caminhos. É um estilo de vida que se opõe à vontade de Deus e, nem mesmo O leva em conta. Aquele que o adota está preocupado apenas consigo mesmo, com seu prazer e não se importa se suas decisões terão a aprovação do céu ou não.


O mundo deve ser encarado por nós, não como amigo, mas como um inimigo que precisa ser combatido e vencido. Contudo, isso só é possível àquele que nasce de Deus. “Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos, porque todo que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.” I João 5:4. O filho de Deus é um vitorioso. As atrações e propostas do mundo perderam o seu fascínio sobre ele. Ele sabe que suas cores, seus sons, seus encantos e prazeres são ilusórios e passageiros. Armado de sua fé ele segue avante, obediente aos mandamentos de Deus, a quem devota o seu amor.10


Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq