Pular para o conteúdo principal

Procura-se um Amor

Procurar por algo não tem apenas o significado de tentar insistentemente encontrar ou buscar o que se perdeu. Procurar também tem o sentido de desejar, pretender, indagar, escolher. Cada um de nós já procurou alguma coisa: chaves de casa ou do carro, um livro, utensílio, acessório, documento, uma peça de roupa, um presente, uma faculdade, emprego, um lugar para morar, um(a) amigo(a), o amor. Desde sempre as pessoas vivem em busca do amor.





Cada época tem sua peculiaridade. Há algum tempo, mesmo na cultura brasileira, o amor era "escolhido" e arranjado pelos pais. Noutro tempo, os casais conviviam como amigos, conversavam, descobriam o que tinham em comum, e a amizade progredia para o amor e o casamento. Grandes homens e mulheres da história da humanidade nasceram desses lares. Mas os tempos mudaram.



Hoje em dia, o amor é procurado em programas de show business, em salas de chat na internet, em boates, em instantes de prazer. O amor, ao mesmo tempo em que é procurado, é banalizado e perdeu seu significado. A vulgaridade como é apresentado, principalmente pela mídia, não contribui para encontrá-lo, apenas para escondê-lo ainda mais.



Tanto o dicionário quanto o mundo pós-moderno reduzem amor a um sentimento de afeição, atração pessoal, paixão ou o ato sexual. Mas essas definições são apenas parte do grande universo do significado do amor.



A Bíblia apresenta o amor como um princípio: "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o Seu Filho Unigênito para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o Seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dEle. Quem nEle crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus" (João 3:16-18).




Um dos princípios do amor eterno, que consolida relacionamentos, que fortalece a fé, que impulsiona a vida... é dar. Dar a si mesmo: doar tempo, recursos, apreciação. É muito mais que poucos momentos de prazer. Amar é abnegação, "renúncia espontânea do interesse, da vontade, da conveniência própria."*



Esse tipo de amor real, que nos preenche a vida, só pode ser encontrado em Deus e é doado por Ele.



Se quisermos ser felizes, precisamos amar as pessoas da forma como Deus nos ama, como um princípio de vida, não apenas como um utensílio de uso descartável.



O Senhor está a nos conceder amor e felicidade hoje. Cristo nos diz que basta pedir em oração: "Por isso lhes digo: peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta" (Lucas 11:9-10).



Rejane Godinho

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq