Pular para o conteúdo principal

Paus e Pedras

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na Tua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu! Salmo 19:14.

Um ditado popular que aprendi com vovó durante minha infância foi: “Paus e pedras podem me quebrar os ossos, mas as palavras nunca me ferirão.” Ela conseguia fazer com que eu acreditasse em quase qualquer coisa, de modo que eu achava mesmo que as palavras não causavam dano físico a ninguém. Quando outras crianças me chamavam com palavrões ou diziam coisas feias, eu não sentia nenhuma dor física, e por isso o ditado parecia ser uma verdade. Embora me ensinassem que usar nomes feios era errado, eu os usava em relação aos outros, e nunca vi ninguém chorando como resultado, de modo que pensava: Afinal, qual é o problema? Errado, errado, errado!

Foi depois de me tornar adulta que entendi que o objetivo da vovó era evitar que eu me envolvesse em brigas com outras crianças. Aprendi, como adulta, que as palavras podem machucar, destruir e até matar. Dizer nomes feios, mentir, usar palavras profanas, degradantes e exibir um comportamento vingativo e antipático para com os outros dói, sim! Isso acontece freqüentemente em casa, na escola, no trabalho e na rua. Às vezes, o problema não é o que está sendo dito, mas a maneira como se diz. O tom de voz pode fazer a diferença na transmissão da mensagem.

Quem está usando nomes feios também pode fazer diferença. Se ouvimos algo assim de um pai, colega, instrutor ou amigo, as palavras doem! O que piora as coisas é que leva tempo e empenho espiritual para sarar as feridas – se é que isso acontece. Às vezes uma pessoa precisa tomar medicação, porque um ferimento crônico pode causar incômodos físicos que levam à hipertensão, infartos e possivelmente à morte.

Algo que torna as palavras ainda mais maléficas é que elas não podem ser recolhidas, como um produto defeituoso, embora a pessoa peça perdão, sinceramente. Se minhas palavras são agradáveis a Deus, devem ser agradáveis ao meu semelhante, também.

Senhor, meu coração está concentrado em Ti. Por favor, permite que minhas palavras e ações sejam aceitáveis a Ti e àqueles com quem me comunico hoje e todos os dias.



Cora A. Walker

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq