Pular para o conteúdo principal

Conformados

Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente. [...] Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a Ele. Romanos 12:2



Não entendo como é que a Larissa suporta as pressões que seu irmão faz sobre ela. Ele é mais velho. Dá ordens como se ela fosse sua escrava. Ela tem que lavar e passar as roupas dele, engraxar seus sapatos e limpar seus tênis. É um absurdo. O cara é um mau caráter. E ela se submete. Fico revoltada só de saber que isso acontece em pleno século 21.



Ela tem medo. Perdeu seus pais quando menina. Vive com a avó e o irmão. Como alguém pode ser tão conformista!



Pior do que isso, Thaís, é alguém se conformar com este mundo! É assimilar os conceitos da maioria. É entrar no barco e descer a correnteza sem saber para onde está indo.



É muito comum os adolescentes absorverem uma idéia nova. Quando todo mundo faz, ele também faz, só para não ficar por fora. Não tem coragem de assumir uma idéia diferente diante do grupo.



Conformar-se com o mundo é ser como uma lesma – sem coluna vertebral, que se adapta ao que aparece pela frente, que segue qualquer nova idéia.



Não é isso que Deus espera de Seus filhos. Ele quer gente pensante, adoradores racionais. Ele nos capacitou com senso crítico e quer que o usemos. É verdade que ele está avariado pelo pecado. As interferências são muitas. Mas Deus promete ajudar os que buscarem Seu auxílio.



Mesmo em meio ao nevoeiro de idéias confusas, qualquer adolescente pode filtrar informações e optar pelo inconformismo. Isto é, não aceitar só porque todos aceitam, não fazer só porque todos fazem; mas aceitar e fazer porque é correto. Esse é o melhor caminho, e está em harmonia com a vontade de Deus.



Não se conformar com o mundo é fazer diferença na sociedade. É levantar a voz contra a discriminação, o preconceito e a injustiça. É defender o mais fraco e ajudar o necessitado. E, para fazer isso, nem sempre é preciso pegar um carro de som e sair gritando pelas ruas.



Um velho ditado diz que quem cala consente. Portanto, faça a diferença. Não se conforme com este mundo.

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq