Pular para o conteúdo principal

Saude

Um artigo da National Geographic Brasil, intitulado “A ciência da longevidade: como viver muito e bem”, redigido por Dan Buettner e ricamente ilustrado pelas fotografias de David Mclain, revela a fonte da juventude dos adventistas, destacando membros da comunidade de Loma Linda e moradores de duas ilhas, uma no Japão (Okinawa) e outra na Itália (Sardenha).
A matéria cita o pensamento de Ellen G. White sobre alimentação e saúde bem como pesquisa de Gary Fraser (leia entrevista com ele em “Questão de estilo”, aqui no blog), professor de Medicina e Epidemiologia da Universidade de Loma Linda e diretor do Estudo Adventista de Saúde.
Fraser é autor de muitos artigos na literatura médica acerca dos efeitos da dieta sobre a saúde, especialmente dietas baseadas em alimentos de origem vegetal. Escreveu o livro Diet, Life Expectancy, and Chronic Disease. Esteve no Brasil, num congresso sobre vegetarianismo, e visitou o Unasp, campus São Paulo, nos dias 25 e 27 de novembro de 2004, ocasião em que ministrou palestras para alunos, professores e comunidade. Desde 2002, cerca de 85 mil adventistas do Canadá e Estados Unidos vêm respondendo periodicamente questionários sobre hábitos de vida em estudo monitorado pelo Dr.
Terry Butler, da Universidade de Loma Linda, e com meta de ultrapassar 100 mil participantes. A pesquisa tem o aval dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos, que financiaram um estudo com 34 mil adventistas entre 1976 e 1988. A revista National Geographic cita estudo realizado pela Universidade de Loma Linda sobre estilo de vida adventista.
Os pesquisadores chegaram à conclusão de que o hábito desses adventistas de consumir feijão, leite de soja, tomate e frutas reduz o risco de desenvolvimento de alguns tipos de cânceres. Indicaram que não comer carne vermelha auxilia na prevenção de doenças cardíacas e câncer.
Comer pão de trigo integral, tomar cinco copos de água durante o dia e consumir quatro porções de nozes semanalmente reduz as probabilidades de doenças cardíacas, segundo sugestão do estudo.

** A NATIONAL GEOGRAPHIC E OS ADVENTISTAS

Um dos fundadores e mais tarde presidente da National Geographic Society, o inventor do telefone, em 1876, Alexander Graham Bell, foi paciente do médico missionário adventista Dr. Harry Willis Miller (1879-1977), pesquisador pioneiro da soja nos Estados Unidos, formado em 1902 na Escola Americana Médico-Missionária (mantida pelo Sanatório Adventista de Battle Creek). Miller foi aluno de John H. Kellogg (1852-1943), com amplos contatos com a elite norte-americana no fim do século 19. Kellogg orientou e cuidou de diversos exploradores norte-americanos cujas realizações e feitos apareceram na National Geographic.
Não é a primeira vez que essa revista internacional tem destacado os adventistas. A National Geographic publicou nove matérias, entre 1942 e 1985, sobre Pitcairn, um minúsculo arquipélago no oceano Pacífico, onde um dos principais edifícios é uma igreja adventista.
Em outubro de 1983, numa ampla reportagem sobre as Ilhas Pitcairn, a revista relatou a história do marinheiro inglês Fletcher Christian, que liderou, em 1789, o motim no Bounty, navio capitaneado por Willliam Bligh. Em 1876, descendentes dos amotinados, convertidos ao cristianismo, entraram em contato com a mensagem adventista, sendo batizados em 1890. Esse território ultramarino do Reino Unido, segundo o The World Factbooks CIA 2005, tem uma população 100 por cento adventista.
Mensalmente, a National Geographic Magazine circula pelo globo em 10 milhões de cópias com 18 edições em diferentes línguas, e iniciou sua vida editorial em 1888. Suas matérias saem simultaneamente em todo o mundo. No Brasil, vem sendo editada desde maio de 2000, com uma tiragem média mensal de 80 mil exemplares.

Elder Hosokawa é professor no Centro Universitário Adventista de São Paulo (texto usado com permissão).

Fonte:http://michelsonvidasaudavel.blogspot.com/2008/04/estilo-de-vida-adventista.html

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq