Pular para o conteúdo principal

5º MANDAMENTO



"Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá" (Êxodo 20:12)



Como pudemos ver anteriormente, os quatro primeiros mandamentos tratam diretamente do nosso relacionamento com Deus, enquanto que a partir do quinto, eles nos ensinam a nos relacionarmos com os outros seres humanos.


A ordem vale não só para os filhos, mas para os pais também. Afinal de contas, os pais estarão honrando também seus pais se educarem bem seus filhos. A Bíblia diz: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Prov 22:6).


O quinto mandamento é a instrução com promessa: "Honra teu pai e tua mãe para que VOCÊ viva mais"! Isto nos traz o ensinamento que o relacionamento saudável dentro de nossos próprios lares trarão automaticamente bons relacionamentos, paz e sucesso nas outras relações que ultrapassarem as fronteiras da nossa família. Hoje está mais do que comprovado que quando uma pessoa (principalmente os mais jovens) têm problemas dentro de casa, acaba tendo também problemas nos seus relacionamentos fora de casa. Seja no trabalho, na escola, com autoridades, com a namorada etc. Em contrapartida, a pessoa que se relaciona bem com seus pais é mais feliz, positiva, menos stressada, otimista, se relaciona bem em outros ambientes e consequentemente vive mais.


Contudo, infelizmente o mundo segue a passos largos ao rumo contrário: os filhos de hoje são na sua grande maioria "mini-ditadores" dentro de seus lares. Pais e mães não mais conseguem controlá-los em meio a este mundo que extrapola o desrespeito em todos os seus ângulos. Quem tem mais de trinta como eu sabe que bastava um "olhar diferente" dos nossos pais para que obedecêssemos imediatamente! Talvez até uns "tapas" que não matavam ninguém, em nome da boa disciplina. Hoje porém os pais preferem a psicologia do "deixa... deixa"; "não tem problema"; "faz o que ele quer", "ele quer que compre isso"; "aquilo"... enfim, quem fica intimidado são os pais e não mais os filhos. Mas no fim o mundo mostra que quem não é educado em casa acaba sendo "educado" na rua. Por falta de umas pequenas palmadas, muitos estão apanhando de policiais e delegados. A disciplina de Deus é diferente da disciplina das famosas "Nanis": “Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga” (Prov 13:24). Eu aposto na psicologia de Deus, e você? - “A vara e a repreensão dão sabedoria; mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe” (Prov 29:15).


Talvez você não seja pai, mas certamente é filho. Se você foi corrigido por seus pais, só por um deles, ou talvez por alguém que o(s) representou, agradeça-o(s) eternamente. Seja sempre grato àqueles que mais te amam nesta terra depois de Deus. Faça de cada palavra uma expressão de gratidão, de amor, de reconhecimento, mesmo que eles não tenham sido ou não estejam sendo aquilo que se espera que pai e mãe sejam, pois o que vale é obedecer a instrução - honrá-los e não obedecê-los cegamente. Lembre-se: eles fizeram tudo por você! Te criaram, educaram.


Estiveram ao seu lado quando você adoeceu no meio da noite. Estiveram com você no seu primeiro dia de aula. Sua mãe carregou o “peso” na barriga por todos aqueles meses e foi ela que sentiu as dores do parto... e tantas coisas mais.Sabe, os anos passam e de fato "o tempo não pára"! Estando eles vivos ou não, não perca a oportunidade de honrá-los. Faça-o hoje, sem mais demoras, sem reservas. Como? Sendo amoroso, pacífico, fiel, honesto, bondoso... traços do caráter de Deus em favor dos nossos sobrenomes!


REFLEXÃO: "Filho meu, guarda o mandamento de teu pai, e não deixes a lei da tua mãe; Ata-os perpetuamente ao teu coração, e pendura-os ao teu pescoço. Quando caminhares, te guiará; quando te deitares, te guardará; quando acordares, falará contigo. (Prov 6:20-22).


Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq