Pular para o conteúdo principal

10° Mandamento - Não COBIÇARÁS

"Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo" (Êxodo 20:17)

O pecado nasceu no céu pela decisão errada de um anjo. O autor do pecado encheu-se de orgulho e decidiu em seu coração que estar ao lado de Deus refletindo Sua luz não seria mais o suficiente, por isso, foi o primeiro ser do universo a COBIÇAR aquilo que não lhe pertencia. Ele queria o lugar de Deus; queria estar acima da posição de Deus. A Bíblia diz: "...Eu subirei ao céu, e, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, e, no monte da congregação, me assentarei, da banda dos lados do norte. Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo” (Isaías 14:12-14).

Lucífer (anjo de luz), refletia a luz que vinha do trono de Deus, tamanho privilégio como ser criado por estar ao lado do Pai no monte santo -"Tu eras QUERUBIM ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti”. Vers 17.

“... Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti” (Ez. 28: 14,15 e 17). Apesar do cargo de alta posição, da sua sabedoria, perfeição e beleza, este que fora um dia inocente e puro, um grande anjo dos céus, hoje é o líder dos anjos do mal que estão na terra (como lemos acima).

Portanto, sabemos agora que o primeiro ato de cobiça nasceu no coração do anjo que já não é mais chamado de "portador de luz", mas sim de Satanás (que significa "adversário"). Porque citei todos estes versos? Pelo fato de entendermos que todo sentimento de ORGULHO, INVEJA e COBIÇA que eu e você possamos ter hoje, tem como originador o "adversário" de Deus e nosso também, o enganador de todo o mundo, o anjo que chefia o mal.

Esta instrução pede que afastemos nossos desejos de tudo aquilo que não nos pertence e que não precisamos. O desejo desenfreado por posses, dinheiro e poder que há muito vive o mundo, mais do que nunca ganha espaço na mente do homem moderno. Por amor ao ganho, muitos cobiçam o que é dos outros e a partir de então surgem toda espécie de maldade; por amor ao ganho, Judas traiu a Cristo.

Por cobiça, o homem adultera; por cobiça o homem rouba; por cobiça o homem trabalha no dia do Senhor visando maior lucro financeiro. A cobiça é perigosa: “E disse ao povo: Acautelai-vos e guardai-vos de toda espécie de cobiça; porque a vida do homem não consiste na abundância das coisas que possui” (Lucas 12:15).

Tantas tecnologias, maravilhas modernas, distorcem ou até destroem a percepção da nossa realidade. A concupisciência dos olhos nesta corrida do "QUERER" sem moderação, sempre atrás de "COISAS", faz com que muitos homens ultrapassem a linha do plausível, deixando para trás a honestidade, a generosidade, a verdade, a bondade, a família como um todo e tantos outros elementos fundamentais do caráter humano. Seu foco é querer sempre mais em busca de satisfação e suposta segurança, estar na frente, se destacar, custe o que custar!

Por outro lado, o livro sagrado nos ensina que para nos mantermos felizes, devemos nos contentar com o que temos. Justamente o contrário que muitas denominações atuais pregam - que para ser feliz é necessário ter muitos carros na garagem; uma empresa gigantesca, casa na praia, no campo e tantas outras coisas. O cristianismo vem se tornando uma religião de "barganhas", onde o cristão dá com o intúito de receber; onde Deus é procurado somente para que desejos sejam atendidos, na busca desesperada de bens materiais. Mas está escrito: "Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes" (I Tim. 6:6-9).

REFLEXÃO: "E houve BATALHA NO CÉU: Miguel e seus anjos batalhavam contra o dragão; e batalhavam o dragão e seus anjos, mas não prevaleceram; nem mais seu lugar se achou nos céus. E foi precipitado grande dragão, a antiga serpente, chamada o diabo e Satanás, que engana a todo o mundo; ele foi precipitado na terra, e os seus anjos foram lançados com ele" (Apoc. 12:7-9).

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq