Pular para o conteúdo principal

O Desafio de Amar - 11° Dia

O Amor cuida

Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres,
como a seus próprios corpos - Efésios 5:28

Considere essas duas situações.

Um homem tem sérios problemas com seu carro velho, então ele o leva ao mecânico.
Depois que uma avaliação é feita, ele descobre que o carro precisa de uma revisão geral, o
que custaria boa parte do seu orçamento. Por causa do alto custo do reparo, ele decide abrir
mão do carro e gastar suas economias em um veículo novo. Parece lógico certo?
Outro homem, um engenheiro, acidentalmente comprime sua mão em um equipamento. Ele
corre para o hospital, tira o raio-x, descobrindo que existem vários ossos quebrados.
Apesar de frustrado e com muitas dores, ele utiliza suas finanças de bom grado para ter a mão
medicada e restaurada. Então, o engenheiro cuidadosamente trata dela de forma que, nos meses
seguintes, seja restabelecida. Este caso, provavelmente, também lhe parece lógico.

O problema com a nossa cultura é que o casamento é tratado mais como o primeiro caso.
Quando o seu relacionamento passa por dificuldade, você é encorajado a trocar a sua esposa por
um "modelo mais novo". Mas aqueles que têm essa visão não entendem o laço significante entre
um esposo e uma esposa. A verdade é: o casamento é mais como o segundo caso. Somos parte
um do outro. Você nunca arrancaria a sua mão se ela estivesse ferida, mas pagaria o que pudesse
pelo melhor tratamento médico possível. Isso acontece porque a sua mão é muito valiosa para
você. Ela é parte de quem você é assim como seu cônjuge. O casamento é um lindo mistério
criado por Deus, juntar duas vidas como sendo uma. Isso não só acontece fisicamente, mas
espiritualmente e emocionalmente. Você começa compartilhando a mesma casa, a mesma
cama, o mesmo sobrenome. Sua certidão individual se tornou uma. Quando o seu cônjuge
sofre uma tragédia, ambos sentem a dor. Quando você alcança sucesso no trabalho, ambos
se alegram. Mas em algum ponto ao longo do caminho, você é desapontado e a realidade de
que se casou com uma pessoa imperfeita se manifesta.

Isso, contudo, não muda o fato do seu cônjuge ainda ser parte de você. Efésios 5:28 diz,
"Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos.
Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo".

Esse versículo é direcionado aos maridos, mas note como cada membro é visto. Ambos
são considerados mesma carne. Ele deve ser tratado com a mesma educação e com o mesmo
cuidado com que você se trata. Quando demonstramos amor ao nosso cônjuge, estamos
demonstrando amor a nós mesmos.

Mas existe outro lado dessa moeda. Quando você maltrata seu cônjuge, também maltrata
a si mesmo. Pense nisso. A vida de vocês está agora trançada uma à outra. O seu cônjuge
não pode sentir alegria ou dor, receber bênção ou maldição, sem que você também seja
afetado. Então, quando você ataca o seu cônjuge é como atacar o seu próprio corpo.
É hora de deixar o amor dominar seu pensamento. É hora de entender que seu cônjuge é
tão parte de você quanto sua mão, seus olhos ou seu coração. Ela também precisa ser amada
e cuidada. E se existe algo causando dor e frustração, então você deve tratar disso com o
mesmo amor e ternura como trataria uma ferida corporal. Se ele de alguma forma está
machucado, você deve se ver como um instrumento que ajuda a levar cura
para sua vida.

À luz disso, pense em como você trata o corpo físico do seu cônjuge. Você cuida dele
como cuida do seu? Você se dirige a ele com respeito e ternura? Você sente prazer em
quem ele é? Ou faz se sentir tolo e envergonhado? Assim como você aprecia os seus
próprios olhos, mãos e pés, você deve apreciar o seu cônjuge como quem aprecia um
presente muito caro.

Não permita que a cultura ao seu redor determine o valor do casamento. Compará-lo
a algo que pode ser descartado ou substituído é desonrar o propósito de Deus para ele. Seria
como amputar um membro do seu corpo. Ao invés disso, o casamento deve ser o retrato do
amor entre duas pessoas imperfeitas que escolheram amar uma a outra apesar de tudo.
Sempre que o marido olha nos olhos da esposa, ele deve se lembrar de que "aquele que
ama a sua esposa ama a si mesmo". E a esposa deve lembrar-se de que quando ela o ama,
ela também está amando e honrando a ela mesma.

Quando você olha para o seu cônjuge, está olhando para I fina parte de você. Então,
trate bem a sua esposa. Fale bem II. Dele. Nutra e cuide do amor da sua vida.

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq