Pular para o conteúdo principal

Crer - Não temas Crê somente

Diferente do sentido eminentemente religioso que se possa dar para a "fé", as línguas bíblicas não têm nenhum termo específico para a fé religiosa. A palavra traduzida por "fé" designa confiança depositada emuma pessoa, porque é considerada digna dela. Os dicionários normalmente definem fé como crença, convicção e certeza. O evangelho a usa no sentido de "antecipação do que se espera, prova de realidades que não se vêem". Ou, segundo outras versões, como" a confiança dereceber o que esperamos, o convencimento de que algo que não vemos é verdade". Mais confiança do que crença, mais intuição que convicção, mais adesão do que certeza. Talvez "adesão" seja a palavra.

Porque adesão aplica compromisso e entrega, sem que se requeira compreensão total. é possivel confiar em alguém sem compreender totalmente. podemos tomar o partido de Deus sem entendermos o Seu silêncio.

Por isso, a experiência do sofrimento é tão dificil de suportarpara quem conta unicamente com suas próprias forças. Somente aquele que crê pode encarar o sofrimento, sem fechar os olhos, sem reduzir sua dimensão, sem resignar-se e sem se revoltar contra a aparente inibição divina. Porque sabe que Deus está conosco e nos ama a tal ponto de ter vindo ao encontro de nossa dor fazendo-se homem.

A fé é um ato de confiança de que Deus está ao nosso lado. Porque um homem, em cujo rosto reconhecemos a Deus, compartilhou a miséria e a suportou para sempre, com uma dose de amor maior que todo nosso ódio. Com profeta da felicidade e doador da vida, Seus milagres não são mais do que o penhor da veracidade de Suas promessas e vislumbres de Seu triunfo final.
Por isso, o crente pode observar o triunfo definitivo da vida sobre o sofrimento e a morte. Sabe que, frente ao mal, toda esplicação humana é irrisória, e que aqui e agora somente se impoem a resistência, fraternidade e a esperança. Para ele, crer, ainda que não resolva o mal, representa uma superação do problema enquanto espera sua solução definitiva.

Desta perspectia, o contrário de crer não é duvidar, mas rejeitar. Por isso, a falta mais grave, aque Jesus denuncia energicamente, é a indiferença ou o menosprezo. Porque a rejeição a Deus - chamada pecado contra o Espírito Santo- costuma levar ao endeusamento da própria pessoa e ao desprezo pelo outro, que pode levar a qualquer crime. Quase poderíamos dizer que a falta de respeito é a essencia do mal. O que é um terremoto, por exemplo comparado com a tortura?

Mesmo a fé sendo um dom, nada justifica a incredulidade de alguém. A vida também é um dom. A ideia de que Deus reparte a fé arbitráriamente é alheia à Biblia. Esta diz claramente que "Deus não faz acepção de pessoas" e fala da medida de fé que Deus repertiu com cada um. A medida pode variar como varia a capacidade pulmonar ou o alcance da mente, mas todos rtemos a possibilidade de reconhecer a Deus.

Jesus não dá a entender que cre é ganhar uma viagem em um sorteio cosmico, no qualo afortunado só necessitater sorte de ter o nome na lista. Uma vez conseguida a entrada (a fé), simplesmente bastariaacomodar-se e decolar para o Céu.
Crer não consiste em ambarcar em uma viagem definitiva, sem esforços e sem retorno. O Mestre não descreve a fé em termos de privilégio, mas em termos de relacionamento.Crer em Deus é viver em ligação com Ele.

Como todo relacionamento, a fé tem um início - Deus sempre vem aos nosso encontro - e, progressivamente, vai-se definindo frente aos acontecimentos da vida, ante os obstáculos imprevistos e os encontros decisivos. Mais do que um cruzeiro de luxo, se parece mais com as viagens dos descobridores ou exploradores. Uma aventura difícil, comprometida e apaixonada. Cada um deve encontrar seus próprios meios para avançar, as vezes perdendo a esperança para, no fim, quando tudo parecer pressagiar a derrota, encontrar a recompensa inesperada. A aventura da fé é uma luta constante contra os limites da condição humana, mas com a certeza de que a vitória é segura. Neste empreendimento, Deus não garante livrar-me de nenhum perigo, mas proporcionar-me a força para superá-los.

Crer é confiar em um unico Ser capaz de salvar-se de mim mesmo e de dar sentido e futuro a minha vida. dizer que sim a alguem que me aceita sem levar em conta meu passado, que me acompanha, transformando meu presente, e que me guia inspirando meu futuro.

Crer, como viver um grande amor, é uma aventura, cheia de riscos e imprevistos, mas também enormes satisfações. Crer, como amar, é comprometer-se no mais profundo do ser e decidir compartilhar a vida com alguém. Unir-se sem reservas e desfrutar seu amor.
Como a fé é uma adesão, não pode ser encontradapor sorte, como uma moeda. Enquanto relação é algo vivo, mutável, que pode crescer e se desenvolver, pode enfraquecer-se e morrer. Como ocorre no plano da amizade e do amor humano, se a relação com Deus se limita a ocasiões obrigatórias e formais vai se perdendo a intimindade e a fé acaba morrendo.

Ás vezes, levam-se vários anos para estabeleceruma relação sólida, mas basta um momento de impacienciapara perdê-la. Talvez por isso haja cada vez menos crentes no mundo em que vivemos, em que ninguem temtempo para o outro e falta paciencia. Ainda que o numero de crenças se multipliquem, o mundo pós-cristão está perdendo a fé nem ritmo tal, que o próprio Jesus Se perguntava se na Sua volta restaria fé na terra.( "os argumentos da falsamente chamada ciência, pela qual alguns se desviaram da fé." I Timóteo 6:20 e 21)
Fonte:
Livro-Encontros
Autor- Roberto Bardenas Paginas 49 à 51

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq