Pular para o conteúdo principal

Orientações Confiáveis


Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas. Provérbios 3:6.

Precisamos de placas nas rodovias. Elas mantêm o fluxo do tráfego e nos alertam sobre tudo, de áreas de descanso a restaurantes e acomodações para um pernoite. Advertem-nos sobre problemas na pista, exigem que paremos, nos desviemos ou prossigamos com cuidado. Mas nem todas as placas são iguais. Até orientações descomplicadas podem parecer confusas por trás do volante, especialmente no escuro. Alguns sinais são grandes e nítidos, tornando fácil uma decisão. Outros nos espiam por trás de árvores ou mesmo de outras placas. Outros se escondem num emaranhado de setas, advertências e instruções, criando uma confusão de pesadelo.

Num entardecer chuvoso, precisei dirigir de Nova Jersey para Filadélfia. A região, para mim, era nova, mas as orientações da internet pareciam simples: duas grandes rodovias, algumas entradas – sem problema. Passo nº 1: “Seguir pela Interestadual 295 Norte.” Enquanto rodava pela auto-estrada, notei que ela pendia para a direção Oeste, e o sol poente dançava no pára-brisa molhado. A preocupação se transformou em confusão alguns quilômetros mais tarde, diante de uma enorme placa “I-295 Norte/I-295 Sul”. Até um motorista sem muito senso de orientação, como eu, sabe que não se pode viajar para o norte e para o sul simultaneamente. Minha mente se enroscou. Se Filadélfia ficava a sudoeste, por que as placas diziam Norte e Sul, numa estrada que ia na direção Leste-Oeste?

Precisava de ajuda. O brilho familiar de uma loja de conveniência 24 horas iluminava a entrada seguinte. Estudando seu enorme mapa de parede, percebi que a Interestadual 295 é uma rodovia circular que se liga à Interestadual 95 por alguns quilômetros. Pude ver claramente que, se continuasse rodando pela Interestadual 95, ignorando as anotações, chegaria ao meu destino.
Hoje, muitas vozes dão instruções sobre a vida. Algumas dizem: “Acumule tudo o que puder”; outras defendem a meditação e a austeridade. Alguns acreditam em vidas passadas, em vida após a morte e múltiplas vidas. Existem moralistas que crêem em Deus, e moralistas sem ideologia conhecida. Alguns anseiam alcançar a salvação, e outros acreditam que nada do que fizerem bloqueará as portas do Céu. As miríades de orientações podem jogar o inquiridor de um lado para outro, perguntando se algo pode lhe dar a paz e a felicidade que procura. A contemplação do grande quadro de Deus dissipa a confusão. Somente em Cristo renunciamos ao ganho, ficamos de joelhos para depois nos erguer, e nos rendemos para vencer, quando permitimos que Deus nos dirija pelo caminho.

Shirley Kimbrough Grear

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq