Pular para o conteúdo principal

O Senhor Sabe o que é Melhor


Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e Ele satisfará os desejos do teu coração. Salmo 37:3, 4.

Havíamos estado no campo missionário por 16 anos. Parecia ter sido ontem que meu esposo e eu nos havíamos casado e partido para o serviço missionário. Então, um dia, meu esposo achou que era tempo de voltarmos a estudar para recarregar as baterias, por assim dizer. Como havíamos procurado ser fiéis mediante a graça e a capacitação de Deus, os líderes da organização disseram que podíamos fazer nosso tão necessário aperfeiçoamento. Você pode imaginar minha alegria quando contei aos colegas professores e aos meus alunos que estávamos saindo para fazer pós-graduação. Embora eu me perguntasse como me sentiria do outro lado dos bancos escolares, fiquei entusiamada ao pensar em voltar aos estudos.

Minha felicidade durou pouco. Meu esposo voltou do escritório, certo dia, e disse que talvez nossa ida teria que ser adiada. Fiquei arrasada! Como enfrentar as pessoas e dizer-lhes que eu não iria mais? Meu esposo me consolou e explicou por que precisávamos aguardar mais um ano. Disse que a liderança da Missão seria nacionalizada pela primeira vez. Como ele era um dos poucos veteranos, realmente precisaríamos ficar para apoiar a nova liderança. Afinal de contas, se havíamos esperado 16 anos, o que seria um ano mais? Assim, tive que engolir meu orgulho, encarar meus alunos e explicar-lhes a situação.

Ao relembrar esse incidente, sei que a mão de Deus esteve em ação. Em vez de ir a uma universidade nas Filipinas, conforme o plano original, fomos para a Universidade Andrews, em Michigan. Após a especialização, retornamos ao campo missionário para continuar nosso trabalho. Poucos anos mais tarde, imigramos para o Canadá, onde a única universidade reconhecida pela comissão de educação era a Universidade das Filipinas. Contudo, pelo fato de eu me haver graduado numa universidade dos Estados Unidos, minhas credenciais foram aceitas e pude lecionar durante todo o tempo em que fiquei no Canadá.

Muitas vezes, questionamos a Deus quando nossos sonhos e esperanças não se materializam da maneira como havíamos esperado ou planejado. Honestamente, achamos que nossos planos foram bem orquestrados, mas o Senhor sempre sabe o que é melhor. Podemos confiar sempre nEle.


Ofélia A. Pangan

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq