Pular para o conteúdo principal

Exemplo


Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações. Provérbios 21:2.

Nunca sabemos qual será nossa influência sobre outra pessoa. Aquilo que dizemos ou não dizemos; o que vestimos ou não vestimos, o que lemos ou não lemos, aquilo que comemos, aquilo a que assistimos – tudo faz parte da nossa influência. Podemos ser um modelo para alguém, sem mesmo perceber isso.

Lembro-me de uma professora da nona série que tomou tempo para me aconselhar quando fiquei rebelde na aula de outra professora e fui mandada para a sala do diretor. Aconteceu várias vezes. O diretor balançava a cabeça e me mandava esperar a sineta, antes de ir para a aula seguinte. Eu achava aquela aula um tédio, e o diretor não queria lidar comigo. Quando a vice-diretora, minha professora da nona série, me encontrou do lado de fora da diretoria, instruiu-me a falar com ela depois das aulas. E aconteceu de eu visitá-la por 10 a 15 minutos, durante cinco tardes muito longas. Ela me disse que eu conseguiria me comportar melhor na aula, e que não queria me ver fora da sala outra vez. Então, ela me mandava para o treino de basquete, ou o orfeão, ou uma das outras atividades extracurriculares com que eu me envolvia. Eu não quis mais ouvir sermões, e nunca mais fui mandada para fora da sala. Eu também sabia que ela realmente se interessava por mim e se preocupava com meus atos. Essa professora tomou tempo para mostrar sua preocupação e me mostrar um caminho melhor. Nunca me esqueci disso. Finalmente, prossegui os estudos até a faculdade e fiz pós-graduação. Ela foi um dos meus exemplos. Interessou-se por mim e tirou tempo para mostrá-lo.

Não vivemos num vácuo. Ainda me lembro de quando certas coisas estavam acontecendo na nossa igreja e um jovem casal me disse: “Temos confiança em que a senhora vai nos dizer a verdade”. Eu era a chefe das diaconisas, e aquilo me colocou numa posição difícil. Precisei ser muito cuidadosa para não prejudicar a reputação de algumas pessoas ou trair a confiança de outras, e ainda assim encontrar um jeito de estimular aquele jovem casal a manter a fé e a confiança em sua igreja. Foi a primeira vez em que entendi que estava sendo um exemplo para alguém. Mesmo que não o percebamos, há pessoas que nos observam, e exercemos influência.
Minha oração por você, querida leitora, é que seja conscientemente exemplo para alguém hoje, em nome do Senhor.

Loraine F. Sweetland

Postagens mais visitadas deste blog

Arrendada

A minha casa foi derrubada e tirada de mim, como se fosse uma tenda de pastor. Isaías 38:12, NVI. Eu tinha 11 anos quando ouvi, pela primeira vez, que seria “arrendada” durante o verão. “Arrendar” é uma expressão do interior para mandar crianças para fora, a fim de viverem com outras famílias. Como era tradição, uma família com muitas bocas para sustentar enviava uma criança para morar com um parente ou amigo. Esperava-se que a criança realizasse algumas tarefas em troca do sustento e não fosse um fardo para a família que a recebia. Então, agora era a minha vez. Minha irmã estava muito doente dos rins e passara por várias cirurgias, num esforço por evitar um transplante. Eu já havia começado a cuidar de bebês e estava acostumada a ficar sozinha em casa, mas meus pais não queriam que eu ficasse sozinha a noite toda, pois eles freqüentemente pernoitavam no hospital. Primeiro, fui mandada para a casa de minha avó. Ela sempre foi um redemoinho de atividade, e eu passava os dias ajuda

A paz de Jesus

Certa vez me encontrei em um quarto, simples, modesto, com alguns armários de arquivo encostados na parede sem decoração alguma.  Estava ali curioso, até que decidi abrir um arquivo e verificar as pastas, para minha surpresa eram arquivos da minha vida, e naquele quarto chamado vida percebi que haviam arquivos de tudo que fiz, pensei e planejei fazer. Como era estranho perceber que cada pagina havia sido escrita por mim e assinada com meu próprio nome, era a minha assinatura! Vi algumas pastas enormes, quilométricas como a dos meu pensamentos impuros e tive até medo de ler o conteúdo, depois vi pastas um pouco menores das músicas que eu ouvi e fiquei impressionado com o tempo que perdi com isso e com as impressões que elas me causaram... foi terrível.  Encontrei uma pasta pequena com alguns nomes das pessoas que falei de Jesus e fiquei impressionado que ainda no meio de coisas ruins pude fazer (com ajuda de Deus) ainda que pouco, coisas boas. Diante da alegria de ver aq